domingo, 25 de março de 2012

Exposições interessantes, um pouco de cultura...

Conhecidos por suas inigualáveis e sofisticadas qualidades técnicas, os irmãos Fernando e Humberto Campana usam emaranhados ou entrelaçados dos mais variados materiais, como algodão, plástico e cobre, retalhos coloridos e estampas em formas exuberantes, transformando, por exemplo, uma cadeira em uma obra de arte. Ao realizar Anticorpos, o CCBB pretende instigar o público a refletir sobre o potencial das inovações técnicas e estéticas na contemporaneidade. Local da exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, de 28 de fevereiro a 06 de maio de 2012, terça a domingo, das 9h às 21h.

Artista plástico e escultor italiano, Amedeo Modigliani viveu em Paris e se tornou conhecido por pinturas e esculturas em estilo moderno para sua época. Seus nus, que provocaram escândalo em seu tempo, revelam não sensualidade, mas um desnudamento da alma humana. Modigliani morreu de meningite tuberculosa, agravada pela pobreza, excesso de trabalho, alcool e drogas. Local da exposição: Museu Nacional de Belas Artes, de 1º de fevereiro a 20 de maio de 2012.

No universo das artes visuais brasileiras destaca-se o nome de Tarsila do Amaral, uma das mais representativas e instigantes artistas do país. Em 2012 estaremos celebrando os noventa anos da Semana da Arte Moderna de 1922; Tarsila não participou diretamente daquele famoso acontecimento, mas ainda no mesmo ano passou a integrar o grupo modernista, tendo sido mais tarde reconhecida como artista-símbolo do Modernismo Brasileiro. Local da exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, de 14 de fevereiro a 29 de abril de 2012, terça a domingo, das 9h às 21h, entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário