quarta-feira, 28 de março de 2012

O triunfo da beleza: Rodin

Auguste Rodin. 1893. As esculturas de Auguste Rodin tornaram-se ícones da arte moderna. Mesmo aqueles que nunca entraram numa galeria de arte, de alguma forma conhecem as imagens do Le Penseur e Le Baiser. 

 Désespoir. 1890.

La femme accroupie. 1882.

 Je suis Belle. 1882.
 
Danaïde. 1885.

Vênus a sa toilette.1886.

Le Baiser. 1886.

L'Eternelle Idole, 1889.

Eva. 1881. Originalmente concebida para ladear o portal da Porte de L'Enfer juntamente com a versão em bronze de Adam. O conceito de Rodin sobre Eva a destituição da vergonha sobre a nudez e a auto-contemplação.


Le Penseur.

Claudel (Ou: El secreto de sus ojos.) Rodin é freqüentemente responsabilizado pela morte trágica de Camille Claudel, o que pode ou não ser verdadeiro. Parece ser suficiente dizer que, durante o relacionamento dos dois, ele sempre defendeu o trabalho da amante e a originalidade do mesmo. "Mostrei a ela onde estava o ouro", disse ele, "mas o ouro que ela encontrou era dela mesmo".


L'Age d'airain.

Adam. 1880.

La Porte de L'Enfer. 1880-1917.

Todas as fotos são de autoria da professora Célia Abreu.

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