sexta-feira, 16 de março de 2012

Bibliografia básica

Segue abaixo as indicações bibliográficas para o curso de Teoria Geral de Direito Privado I. É muito importante que vocês adquiram um Código Civil (preferencialmente da Saraiva ou da Revista dos Tribunais) e uma obra sobre a Parte Geral do Direito Civil.
A matéria do primeiro período é: LINDB (Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro), Direitos da Personalidade, Direito das Pessoas (Naturais e Jurídicas), Domicílio e Bens.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AMARAL, Francisco. Direito Civil : Introdução. SP: Renovar. 7ª ed., 2008.

FARIAS, Cristiano Chaves; ROSENVALD, Nelson. Direito Civil – Teoria Geral. 6ª ed., Rio de Janeiro: Lumen Juris.

GOMES, Orlando.Introdução ao Direito Civil. Rio de Janeiro: Grupo GEN/ Forense, 2010.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2012. v.1.

NADER, Paulo. Curso de Direito civil. 8. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense, 2011. v.1.


PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito civil. 23. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Grupo GEN/ Forense, 2009. v.1.

PERLINGIERI, Pietro. Perfis do Direito Civil: Introdução ao Direito Civil Constitucional. 3ª ed. SP: RENOVAR, 2007;

RODRIGUES, Silvio. Direito Civil. 34. ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2004. v.1.
TARTUCE, Flávio .Direito Civil. Volume 1. Lei de Introdução e Parte Geral. 7ª ed. Editora GEN/Método, 2011.

TEPEDINO, Gustavo; BARBOZA, Heloisa Helena / BODIN, Maria Celina. Código Civil Interpretado. Vol. 1, Rio de Janeiro: Renovar. 4ª ed., 2008

TEPEDINO, Gustavo. Temas de Direito Civil. SP: Renovar. 4ª ed., 2008.

4 comentários:

  1. Qual obra sobre Parte Geral do Direito Privado vocês indicam?

    ResponderExcluir
  2. É bom você fazer uma pesquisa na livraria, leia partes dos livros indicados e veja qual você mais gosta. Eu prefiro o Caio Mário ou o Carlos Roberto Gonçalves, mas muita gente gosta do Cristiano Chaves. Abraços, Letícia Dourado

    ResponderExcluir
  3. Comprei o volume 1 de Caio Mário semana passada, vocês nos aconselham a ler o livro até o final do semestre sem algum tipo de supervisão? Na bibliografia básica não aparece o livro do Caio Mário, então ele não será trabalhadoo em sala de aula, certo?

    ResponderExcluir
  4. Querido aluno,
    o livro do Caio Mário é excelente; como disse a professora Célia, indispensável para aqueles que almejam o ingresso em cargos públicos. A professora não trabalhará nenhum livro específico em sala, deixamos a cargo de vocês, para que escolham aquele que mais agrada. O volume I, tanto do Caio Mário quanto de qualquer outro doutrinador, trata da parte geral, portanto será utilizado tanto neste semestre quanto no próximo (TGDP I e II), e no primeiro período estudamos até Bens. Vocês podem ir adiantando a leitura, sempre que puderem, pois toda a matéria que abrange até Bens será dada; não é necessário que haja supervisão, fiquem à vontade, ganharão muito com a leitura, ou podem esperar para lerem conforme a professora for dando a matéria. O importante é ler!
    Att, Carolina Lannes.

    ResponderExcluir