terça-feira, 17 de abril de 2012

Em discurso na CNI, Hillary Clinton exalta a democracia do Brasil


Por Lucas Marchesini | Valor
BRASÍLIA - 
BRASÍLIA – A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, destacou nesta segunda-feira a importância do Brasil no cenário mundial. “Como as duas maiores democracias da região, nós precisamos guiar os nossos vizinhos”, afirmou. Mas lembrou que, “apesar dos grandes avanços nas relações entre os dois países, há muito mais a ser feito”.
O discurso foi feito durante evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A secretária americana listou iniciativas de sucesso entre os dois países. Uma delas é o convênio entre a empresa IBM e a prefeitura do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de uma cidade inteligente. Outro ponto levantado por Hillary é o do exemplo dado pela democracia no Brasil e nos EUA. “O ganho que o Brasil conseguiu tirando milhares de pessoas da pobreza de forma democrática é admirável”, afirmou.
Hillary também citou o encontro com a presidente da Petrobras, Maria Graça Foster, que aconteceu pouco antes de seu discurso. Ela citou como desafio o desenvolvimento de um combustível para aviões a partir do etanol de cana-de-açúcar.  “Nós temos de atacar esse problema juntos”, afirmou.
A secretária de Estado ficará no Brasil até esta terça-feira e tem encontro com o ministro das Relações Exteriores no fim da tarde de hoje. O encontro se dará no quadro da 3ª Reunião do Diálogo de Parceria Global (DPG) Brasil-Estados Unidos. O objetivo será de analisar propostas em comum nas áreas de educação, ciência e tecnologia, inclusão social e direitos humanos.
(Lucas Marchesini | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário