segunda-feira, 2 de abril de 2012

Exposição inédita do fotógrafo Robert Doisneau chega ao Rio

 
O quadro Le baiser de l'hôtel de ville, que está sendo exibido na mostra carioca
Foto: Reprodução



MARCUS VINICIUS PINTO
Direto do Rio de Janeiro

Um dos fotógrafos mais conhecidos do mundo, o francês Robert Doisneau ganha, a partir desta quinta-feira (8), uma exposição inédita no Brasil. Em Simplesmente Doisneau, o público vai poder conferir 152 fotos originais do artista expostas no Centro Cultural da Justiça, no centro do Rio de Janeiro, para comemorar seu centenário. Haverá também a exibição do documentário Robert Doisneau: Tout Simplement, de Patrick Jeudy, e visitas guiadas.

Nascido em Gentilly, na França, em abril de 1912, Robert Doisneau se mostrou desde cedo fascinado pelo cotidiano das ruas de Paris. Influenciado por nomes como Cartier-Bresson, Eugène Atget e André Kertész, ficou famoso pelos retratos da capital francesa dos anos 40 e do pós-Guerra. A foto clássica, O Beijo do Hotel de Ville, talvez a mais famosa de Doisneau, estará na mostra. A inauguração da exposição contou com a presença da filha do fotógrafo, Francine Deroudille.

Além da exposição no Rio, a obra de Robert Doisneau, morto em 1994, é tema de outras mostras no Japão, na Bélgica e na França. A iniciativa da exposição é da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, que tenta resgatar a obra do artista para apresentá-las aos brasileiros.

A entrada para a exposição, no Centro Cultural da Justiça até o dia 17 de junho, é franca.

Serviço
Simplesmente Doisneau
Data: 8 de março até 17 de junho de 2012
Hora: ter. a dom. das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
Preço: grátis
Classificação Etária: livre
Informações/Contatos:             (21) 3261-2550    

Nenhum comentário:

Postar um comentário